sábado, 28 de março de 2009

Das Cartas Pascais de Santo Atanásio

Está perto o Verbo de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, que Se fez tudo para nós e promete estar connosco para sempre. Assim o afirmou solenemente: Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo. E porque Se quis fazer tudo para nós, Ele é o nosso pastor, sumo sacerdote, caminho e porta, e é também a nossa festa e solenidade, como diz o Apóstolo: Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Cristo, esperança dos homens, veio ao nosso encontro, dando novo sentido às palavras do salmista: Vós sois a minha alegria: livrai-me daqueles que me rodeiam. Esta é a verdadeira alegria, esta é a verdadeira solenidade: vermo-nos livres do mal. Para o conseguir, esforce-se cada um por viver em santidade e medite interiormente na paz e no temor de Deus.
Os Santos, enquanto viviam neste mundo, estavam sempre alegres, como em contínua festa. Um deles, o bem-aventurado David, levantava-se de noite, não uma mas sete vezes, para tornar a Deus propício com as suas orações. Outro, o grande Moisés, exprimia a sua alegria entoando hinos e cânticos de louvor a Deus pela vitória alcançada sobre o Faraó e sobre todos os que tinham oprimido o povo hebreu. Outros ainda, dedicavam-se alegremente ao exercício contínuo do culto sagrado, como o grande Samuel e o bem-aventurado Elias.
Todos eles, pelo mérito das suas obras, alcançaram já a liberdade e celebram no Céu a festa eterna. Alegram-se com a lembrança da sua peregrinação terrena, vivida entre as sombras do que havia de vir e, passado o tempo das figuras, contemplam agora a verdadeira realidade.
E nós, que nos preparamos para a grande solenidade, que caminho havemos de seguir? Ao aproximarem-se as festas pascais, a quem tomaremos por guia? Nenhum outro com certeza, irmãos caríssimos, senão Aquele a quem chamamos "Nosso Senhor Jesus Cristo" e que disse: Eu sou o caminho. É Ele, como diz São João, que tira o pecado do mundo; é Ele que purifica as nossas almas , como declara o profeta Jeremias: Detende os vossos passos e observai; vede qual é o bom caminho e segui-o, e encontrareis a conversão das vossas almas. 
Outrora, era com o sangue de cabritos e a cinza de vitelos que se aspergiam os que estavam impuros, mas só os corpos ficavam purificados. Agora, pela graça do Verbo de Deus, alcançamos a purificação total. Se seguimos a Cristo, poderemos sentir-nos desde já nos átrios da Jerusalém celeste e saborear de antemão as primícias daquela festa eterna. Assim fizeram os Apóstolos, que foram e continuam a ser os mestres desta graça divina, porque seguiram o Salvador: Vede como deixámos tudo e Vos seguimos.
Sigamos também nós o Senhor: preparemo-nos para celebrar a festa do Senhor, não só com palavras mas também com obras.


Sem comentários:

Enviar um comentário